
HÉRNIA DE ABDOME
A hérnia da parede abdominal consiste em uma protrusão do conteúdo abdominal através de área de maior fraqueza ou defeito adquirido ou congênito da parede. Muitas hérnias são assintomáticas, mas algumas se tornam encarceradas ou estranguladas, causando dor e necessitando de cirurgia imediata. O diagnóstico é clínico. O tratamento é correção cirúrgica.
Hérnias na parede abdominal incluem
-
Hérnias umbilicais
-
Hérnias epigástricas
-
Hérnias de Spiegel
-
Hérnias incisionais (ventrais)
Muitos pacientes se queixam somente de um abaulamento visível, que pode causar desconforto leve ou ser assintomático. Muitas vezes é possível reduzir a hérnia empurrando-a de volta através do defeito da parede abdominal.
A hérnia estrangulada causa dor progressivamente mais intensa, tipicamente acompanhada de náuseas e vômitos. A hérnia por si só é dolorosa e a peritonite pode surgir dependendo de sua localização, com desconforto difuso, defesa e descompressão dolorosa.
O diagnóstico de uma hérnia abdominal é clínico. Por ser a hérnia aparente somente quando a pressão abdominal se eleva, o paciente deve ser examinado em pé. Caso a hérnia não seja palpável, o paciente deve tossir ou realizar manobra de Valsalva com o examinador palpando a parede abdominal. O exame deve focar-se no umbigo, na região inguinal (com um dedo no canal inguinal em homens), no triângulo femoral e em qualquer incisão presente.
A maioria das hérnias, até mesmo as maiores, pode ser reduzida manualmente com pressão leve e persistente; colocar o paciente na posição de Trendelenburg pode ajudar. Uma hérnia encarcerada não pode ser reduzida e pode ser a causa de obstrução intestinal.
Hérnias na virilha geralmentedevem ser reparadas eletivamente por causa do risco de estrangulamento, que resulta em maior morbidade (e possível mortalidade em pacientes idosos). Podem ser observadas hérnias inguinais assintomáticas em homens; caso haja desenvolvimento de sintomas, elas podem ser reparadas de maneira eficaz. O reparo pode ser realizado por incisão ou laparoscopia.
Uma hérnia encarcerada ou estrangula- da de qualquer tipo requer o reparo cirúrgico de urgência.